
Fui assistir a Quem Quer Ser um Milionário? somente na sexta feira passada; por isso que ainda não havia escrito nada sobre ele aqui e nem tinha comentado sobre as premiações do Oscar.
No entanto, antes de comentar o Oscar, vou revelar as minhas impressões de Quem Quer Ser um Milionário?. Adorei o filme. Tem um roteiro bem segmentado, e eu gostei muito da intercalação que fizeram, ora mostrando as lembranças do protagonista Jamal, ora motrando o tempo presente, ou seja, o programa de tv. A direção de Danny Boyle foi boa, assim como as atuações. Porém, acho que o ponto alto do filme é a movimentação das câmeras que estavam bem interessantes.
É importante lembrar que a carreira de Danny Boyle deu um salto: para quem dirigiu um filme horrível como Sunshine - Alerta Solar, ganhar o Oscar, o Bafta e o Globo de Ouro por melhor direção é uma glória enorme.
Não vou me prolongar muito em sinopse, como geralmente faço, porque, convenhamos, faz tempo que o filme foi lançado e várias pessoas já assistiram.
Bom, antes de mais nada, é bom citar os oito Oscars que quem quer ser um milionário? ganhou: Melhor Filme, Melhor Direção, Melhor Roteiro Adaptado, Fotografia, Trilha Sonora, Melhor Edição, Melhor Canção Original e Melhor Mixagem de Som.
Concordo com quase todos eles, exceto por Melhor Filme e Melhor Direção. Eu acho que O Curioso Caso de Benjamin Button merecia esses prêmios. No entanto, quando O Casamento de Rachel foi indicado a Melhor Filme, já deu para perceber que os jurados estavam inclinados a dar o Oscar a um filme menos... industrial, digamos assim. Sejamos francos, eles estavam mesmo com vontade de premiar um filme mais alternativo. Mas isso para mim não importa. O Curioso Caso de Benjamin Button mereceu ganhar Melhor Filme e Melhor Direção (David Fincher).
Não estou dizendo que Quem Quer Ser um Milionário? é ruim - eu gostei do filme. Só acho que o Curioso Caso de Benjamin Button foi bem melhor e não merecia ter ganhado somente Direção de Arte, Maquiagem e Efeitos Especiais.

2 comentários:
Oi Luiza, primeiro quero parabenizá-la pelo blog! =)
E quanto ao filme, bom, eu adorei Quem quer ser milionário? e assim como você não acredito que deveria ter ganhado o Oscar. Sim, adoro Danny Boyle pelos filmes Extremínio e sem dúvidas Transpotting(é ótimo). Porém, trata-se de um filme comum, sem grandes intenções, a não ser claro divulgar a miséria que é a Índia. Quando se fala do roteiro é excelente e o único diferencial do filme é a locação, uma vez que se feito nos "guetos" dos EUA seria apenas mais um filme clichê.
Agora discordo com você quanto a quem deveria ter ganhado. Sim, O Curioso Caso é ótimo, tem uma excelente maquiagem, porém essa história é repitada. Você não percebeu a coincidência entre Button e Gump? Isso pode acontecer por ser o mesmo roterista. Ambos protagonistas passam décadas e por momentos importantes ao longo da história. Além disso, Button e Gump enfrentam dificuldades para caminhar na infância, são criados por mulheres fortes, eventualmente partem para a guerra e muitas outras coincidências. Por isso, não acredito que devesse ganhar. Isso com relação mais ao roteiro do que a produção em si.
E finalmente, daria o Oscar ao O Leitor(não sei se já viu). O filme é lindo em vários fatores, e trata o Holocausto de uma forma nunca vista antes. Pode ser sim, mais um filme sobre a morte dos judeus, mas esse diferente dos outros tem um propósito lindo, a leitura. A atuação de Kate Winlest dispensa comentários.
É isso!
=)
Oi, Milena! Obrigada por ter comentado!
Percebi, é claro, a semelhança entre Gump e Button; e vc está certa: isso acontece, com certeza, por ambos os roteiros serem de Eric Roth. Porém, não acho que isso seja ruim, e também não acho que isso deveria impedir a entrega do prêmio para O Curioso Caso de Benjamin Button. Devido ao fato de que a semelhança entre os dois filmes se dá pelo roteiro - como você mesma disse - O Curioso Caso de Benjamin Button não merecia ganhar Roteiro Adaptado; mas, na minha opinião, nada impediria que ganhasse Melhor Filme e Melhor Direção.
Assisti ao Leitor, sim. Gostei bastante! É uma nova forma de mostrar o Nazismo, que é um tema batido. No entanto, não daria o Oscar a ele - apesar de o roteiro ser consistente e a ideia ser original, acho que o filme deixou a desejar em outros aspectos. Kate Winslet, sem dúvidas, mereceu o Oscar de Melhor Atriz, ela estava ótima!
Bem, é isso. Valeu pela força! =)
Postar um comentário