terça-feira, 8 de abril de 2008

Quando a Anestesia Não Funciona


O que você faria se tivesse que fazer um transplante de coração, mas, na hora H, a anastesia geral não funcionasse? E mais: além de estar consciente, você está completamente paralisado, sem poder gritar por ajuda ou comunicar aos médicos que você pode ouvir tudo o que eles dizem e senti-los fazer a operação?
Esse é o drama que o roteirista e diretor Joby Harold traz às telas do cinema mundial. Awake – A Vida por um Fio é estrelado por Hayden Christensen e conta a história do bilionário Clay, que precisa desesperadamente de um transplante de coração. Quando ele recebe a notícia de que o órgão já está desponível, parece que tudo ficará bem. No entanto, a anestesia não tem o efeito esperado, e Clay permanence acordado – mas paralisado – durante a operação. Como se isso não bastasse (e agora vem o verdadeiro roteiro hollywoodiano), ele escuta os médicos dizerem que irão matá-lo, obviamente, por questões financeiras.
Mais para o meio da trama, Clay fica preso em sua mente e revive seu passado. Sim, bem hollywoodiano mesmo. Mas, como filme de estréia da carreira de diretor de Joby Harold, não está nada mau.
O filme, em si, não tem grandes sacadas. Não há nenhuma grande surpresa ao longo do mesmo, e também não há nenhuma grande atuação. O filme vale a pena pelas sensações que nos causa. Pelo menos no começo, compartilhamos do desespero do personagem de Hayden Christensen.
O único ponto realmente criativo da história é que o personagem principal, nosso “mocinho” não toma nenhuma atitude para resolver a situação (óbvio, visto que ele está paralisado). Enquanto Clay viaja no passado para resolver seus traumas infantis, sua mãe dominadora(Lena Olin) é que se desdobra para descobrir o que está acontecendo na sala de operação.
O elenco também conta com Jessica Alba, que interpreta Sam, recém-casada com Clay, e que também o acompanha, tanto na sua mente, quanto no hospital.
É importante dizer que, apesar do filme ser fictício, o fato de que pessoas ficam paralisadas durante cirurgias é real. Raro, mas real. Segundo os dados que o próprio filme nos fornece, de 21 milhões de pessoas que recebem a anastesia geral, 30 mil passam pelo mesmo drama do personagem do filme (aproximadamente 0,14%). No entanto, não sentem tantas dores, como o filme demonstra. O prório Hayden Christensen afirmou que conversou com pessoas que passaram por isso, e elas alegaram que sentem “alguma coisa ou outra”, além de escutar tudo.
Vale a pena dar uma conferida em Awake – A Vida por um Fio. E vamos esperar que Joby Harold continue no ramo de direção e roteiro, mas com tramas um pouco mais criativas.

2 comentários:

Anônimo disse...

Oi Lu! Parabéns pelo blog! Estou sempre lendo suas dicas!
bjs
Carô

Larissa Godoy disse...

Nossa Lu, nao sabia que esse tipo de coisa acontecia na realidade. Que medinho! Fiquei com vontade de assistir esse. Vai pra lista!
Parabéns pelo blog!
bjuuuus